Você acha que dinheiro traz felicidade?

Você pensa que quando tiver mais dinheiro se sentirá mais feliz? Ou será que você já tem muito dinheiro e ainda assim se sente infeliz? Você está vivendo a vida que gostaria e que sempre sonhou? Não importa o quanto você ganhe já percebeu que o seu nível de felicidade altera muito pouco? Porque será que é assim?

Para responder essa pergunta é preciso saber que o ser humano que funciona no módulo sobrevivência é escravo de seu medo e por isso tem necessidade de criar limites bem seguros. O medo nos faz buscar o tempo todo estabilidade.

O medo do desconhecido nos mantém na zona de conforto. O medo nos transforma em pessoas controladoras e dominadoras e inseguras. Tudo isso nos deixa ansiosos, preocupados e estressados. E a cerca em torno de si? – Vai bem, obrigada! O Grande problema é que a felicidade não está dentro dessa cerca. O desenho Moana conta a história de sair da ilha e velejar pelo mar da vida, vale a pena assistir.

Na jornada do herói, Hércules, o semi-Deus, enfrenta os 12 desafios para alcançar seu potencial; primeiro recebeu o chamado a aventura e com resistência o aceitou; encontrou seu mentor; fez a travessia para além dos limites conhecidos; foi além das fronteiras seguras; enfrentou seus medos; reencontrou seu amor próprio e a felicidade após ultrapassar limites. O mesmo acontece em Star Wars, com Luke Skywalker, Matrix e tantos outros…

Da mesma forma que criamos limites para nossa felicidade estabelecemos limites para o quanto ganhamos de dinheiro. Você já percebeu que quando acontecem eventos positivos ou negativos na sua vida, existe uma temporária explosão de felicidade ou tristeza e geralmente depois de um curto período de tempo, a felicidade se acomoda em seus limites estabelecidos.

Ou seja, todos nós temos um coeficiente médio de felicidade e não importa o que aconteça externamente tendemos a voltar para a nossa medida padrão. Sabe aquela viagem dos sonhos? Aquele relacionamento esperado, ganhar aquela quantia grande de dinheiro, o emprego que sempre sonhou, abrir seu próprio negócio, parar de trabalhar e só meditar ou fazer esportes, construir uma família, ter filhos…

Quando realizamos algo que queríamos muito, no início o nível de felicidade aumenta, e dizemos: Nunca me senti tão feliz!! Foi a maior felicidade da minha vida!! Depois de um tempo, se você é preocupado e ansioso, ficará preocupado na viagem dos seus sonhos, com o carro que alugou, com o ingresso que ainda não comprou, com o horário da chegada no hotel, com o câmbio da moeda local, com as compras ou encomendas que precisa fazer, com o tempo para visitar todos os lugares que pesquisou e talvez pense:

– Será que eu estou aproveitando o máximo possível, afinal provavelmente não voltarei mais aqui, pois “ainda” tenho o mundo inteiro para conhecer! Preciso registrar tudo e a bateria da máquina e do celular? Preocupação constante!! Aonde tem wi-fi? O plano-viagem para o celular, suas homeopatias precisam estar protegidas nos milhões de detectores, e se você tem alguma intolerância ou restrição alimentar… Ufa!!

Motivos para se preocupar não faltarão, tendo ou não muito dinheiro. Se você é ansiosa ou/e controladora, ao ter filhos, você levará a sua ansiedade e controle para a maternidade

– Meu Deus, fui viajar com a família e foi muito estressante, eles não faziam nada sem me perguntar, eu tinha que decidir tudo; passeios, o que e onde comer, pensar no que levar para os passeios, não tive um momento de paz, e o pior é que levei a baba e tinha que lembrá-la o tempo todo que o motivo pelo qual ela estava lá era para me ajudar e isso me irritou muito!

Se você tem baixa auto estima, levará a sua necessidade de reconhecimento para o seu novo cargo, se você é inseguro levará para seu relacionamento sonhado, se é preguiçoso e não tem disciplina levará para a sua nova vida yogue, se tem medo ou é triste, levará para a sua vida milionária! Assim, com pouco dinheiro ou com muito dinheiro a sua tendência é continuar sendo quem você é agora!

Portanto a saída não é ganhar na loteria e sim aumentar o nível de felicidade, como? Semana que vem estarei te dando um super presente, um e-book gratuito com várias dicas para você ter uma vida mais abundante, cadastre-se em nossa newsletter preenchendo o formulário na barra lateral do site.

2018-04-26T14:19:20+00:00

Deixe um Comentário